2º Congresso AGE.COMM – Save the Date

Durante dois dias – 11 e 12 de Novembro de 2021, realizaremos o 2º Congresso Virtual Age.Comm online. Serão dois dias abordando tópicos importantes em sessões plenárias, moderação interativa, painéis de discussão ao vivo e muito mais. 

A maneira como investigamos e analisamos o processo dinâmico do envelhecimento contemporaneamente é um tema fulcral na nossa sociedade, cuja intervenção deve ser multidimensional. É nesta premissa que a Age.Comm – Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, desenha a sua intervenção, reunindo num espaço comum um conjunto de investigadores de diferentes áreas científicas, desde as ciências sociais e do comportamento, educação, tecnologias da informação e comunicação e de várias especialidades das ciências da saúde, numa procura da compreensão do fenómeno do envelhecimento das populações, numa perspetiva sistémica, holística e sustentável. De dentro de um dos territórios mais envelhecidos de Portugal e da Europa, examina a história e o impacto deste envelhecimento, sob duas perspetivas que se relacionam e se influenciam mutuamente: Longevidade e Desenvolvimento.   

O congresso pretende ser um fórum de discussão dos reptos e oportunidades necessários para a construção transversal, interdependente e integrada de uma visão dinâmica da Longevidade, apostando num diálogo assente numa visão epistémica juntando comunidades através das diferentes experiências culturais, científicas, sociais, geográficas, ambientais, tecnológicas e atitudinais para o desenvolvimento de sociedades mais velhas e integradas nas sociedades.  

O evento será contruído tendo em consideração o tema da Longevidade e o Desenvolvimento, abordando este último nos seguintes aspetos:   

  • Comunidade e Cultura; 
  • Economia e  Inovação;
  • Sociedade e Governança; 
  • Tecnologia e Digital;
  • Saúde e Bem estar;

Este evento de dimensão internacional nasce de um trabalho multidisciplinar desenvolvido pela Unidade de Investigação Disciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais, do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Contará com um painel de ilustres convidados de renome nacional e internacional nas mais diversas áreas do conhecimento que envolve o Envelhecimento nas dimensões Longevidade e Desenvolvimento.